Atlético e Chelsea disputam vaga na final da Liga dos Campeões


Diego Costa está confirmado para o confronto / Dani Pozo/AFP

As semifinais da Liga dos Campeões começam nesta terça-feira com a partida entre Atlético de Madri e Chelsea, às 15h45 (de Brasília), no Estádio Vicente Calderón, em Madri. Será a primeira vez que o time da casa disputará uma semifinal da competição desde 1974, ano em que amargou o vice-campeonato ao perder para o Bayern de Munique na decisão.

Já o Chelsea vem tendo mais brilho nos últimos anos. Campeão da Champions em 2012, o clube londrino espera disputar sua terceira final seguida em competições continentais, já que também conquistou a Liga Europa no ano passado.

O time, porém, teve uma campanha irregular nesta edição da Liga dos Campeões, com derrotas surpreendentes para o Basel na fase de grupos e classificações complicadas diante do Galatasaray e do Paris Saint-Germain nas oitavas e nas quartas de final, respectivamente.

O certo é que a outra semifinal, entre Real Madrid e o atual campeão, Bayern de Munique, tem cara de decisão antecipada, cujo vencedor será, sem dúvida, apontado como favorito contra Chelsea ou Atlético.

Os 'Blues' e os 'colchoneros' se enfrentaram pela última vez em 2012, na Supercopa da Europa, vencida por 4 a 1 pelo clube espanhol.

Quarta semi seguida para Mourinho

O duelo desta terça-feira colocará frente à frente dois técnicos com forte personalidade, o argentino Diego Simeone, cuja garra dos tempos de jogador contagia o Atlético, e o português José Mourinho, que voltou a assumir o comando do Chelsea nesta temporada.

'Mou' vinha de três anos conturbados na capital espanhola, no Real Madrid, rival do Atlético. À frente dos 'Merengues', o português foi eliminado nas semifinais das últimas três edições da Champions.

Com o Chelsea, que já havia comandado de 2004 a 2007, ele também caiu duas vezes nesta altura da competição, em 2005 e 2007, sendo despachado ambas as vezes pelo Liverpool.

Tanto os 'Blues' quanto os 'Colchoneros' se destacam pela qualidade defensiva. Ambos têm a defesa menos vazada dos seus respectivos campeonatos. O time londrino sofreu apenas 26 gols no Campeonato Inglês e o 'Atleti', 22 no Campeonato Espanhol.

"Será um confronto muito disputado, com duas equipes que têm estilos de jogo similares", admitiu Gabi, peça fundamental do meio de campo do time espanhol.

Os dois clubes, porém, vivem momentos distintos nas competições nacionais. O Atlético é líder isolado com quatro pontos de vantagem sobre o atual campeão, Barcelona, e vem de vitória por 2 a 0 sobre o Elche na última sexta-feira.

Já o Chelsea perdeu por 2 a 1 para o lanterninha Sunderland no sábado e deixou o Liverpool abrir cinco pontos de vantagem na ponta, a três rodadas do fim.

O time inglês, porém, mostrou nas quartas de final que é capaz de reverter situações complicadas ao garantir a vaga para a semi de forma heroica, com vitória por 2 a 0 em Stamford Bridge, depois da derrota por 2 a 1 sofrida no Parque dos Príncipes.

"As equipes comandadas por Mourinho são muito bem preparadas taticamente. Vamos tentar contrariar o jogo deles", avisou Gabi.

O jogo terá um sabor especial para o atacante espanhol Fernando Torres, revelado no Atlético, que defende hoje o time londrino.

Já o goleiro belga Thibaut Courtois, emprestado pelo Chelsea aos 'colchoneros', foi autorizado a jogar pela UEFA apesar de uma clausula do seu contrato que o impede de enfrentar o clube ao qual pertence.

Diego Costa em forma

Mourinho ficou furioso com o fato de Courtois ter sido liberado e por ter tido um dia a menos de descanso que o adversário (seu time jogou no sábado e não na sexta-feira).

Ele não poderá contar com o camaronês Samuel Eto’o, que sofreu "uma inflamação" de última hora, nem com o lateral sérvio Branislav Ivanovic, que está suspenso. O belga Eden Hazard, que se lesionou contra o PSG há duas semanas é dúvida para a partida.

O português terá condições de escalar seus quatro brasileiros (David Luiz, Ramires, Oscar e Willian), já que Ramires voltou de suspensão, mas é provável que David Luiz fique no banco.

Do lado do Atlético, Simeone espera contar com o retorno do meia turco Arda Turan, que sofreu uma pubalgia e perdeu a partida de volta das quartas de final contra o Barcelona (vitória por 1 a 0 em Madri, depois do 1 a 1 no Camp Nou)

O argentino aposta no faro de gol do atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que sofreu uma lesão muscular no início do mês, mas balançou as redes nas últimas duas rodadas do Campeonato Espanhol.

Seu 'xará' Diego, ex-meia do Santos, que anotou um golaço na partida de ida contra o Barça, disse que sua equipe pretende se apoiar no 'fator casa'. "Temos que aproveitar a força do Calderón, este ambiente tão especial que nos ajuda muito", afirmou.

A partida de volta está marcada para o dia 30 de abril, em Stamford Bridge.

Possíveis escalações:

Atlético de Madri: Courtois; Juanfran, Miranda, Godin e Filipe Luis; Raul Garcia (Arda Turan), Gabi, Tiago e Koke; Villa e Diego Costa. Técnico: Diego Simeone.

Chelsea: Cech; Azpilicueta, Cahill, Terry e Cole; Ramires, Lampard e Oscar; Willian, Schürrle (Hazard) e Fernando Torres (Demba Ba). Técnico: José Mourinho.

Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A bela Myriã quer ser a Musa do Brasil na Copa. Confira o ensaio

Copa Seridó de Vôlei reúne várias equipes em Caicó