Comissão de Ciência e Tecnologia aprova novo marco legal da biodiversidade

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou nesta quarta-feira (25) relatório do senador Telmário Mota (PDT-RR) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 2/2015, que institui novo marco legal da biodiversidade.
O texto aprovado modifica o termo população indígena, utilizado em diversas partes do projeto, por povos indígenas. Conforme Telmário, essa é a terminologia adequada às leis brasileiras e aos acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.
Também foi aprovada a obrigação de repartição de benefícios sempre que um produto resultar de uso de patrimônio genético ou de conhecimento tradicional associado, desde que o componente do patrimônio genético ou do conhecimento associado seja um dos elementos de agregação de valor do produto.

Dupla usa roupas de gari para invadir casa e roubar objetos no Agreste da PB

Reprodução
Ocorrência foi registrada no 2º/10º BPM
Dois homens vestidos de garis invadiram uma casa da cidade de Campina Grande e fizeram o proprietário refém, na noite dessa terça-feira (24). O crime aconteceu por volta das 21h, no bairro do Cruzeiro.
De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a dupla chegou até a casa em uma motocicleta de cor vermelha. Os bandidos aproveitaram que a porta da residência estava aberta e entraram no local. Um dos homens estava armado com um revólver e rendeu o dono do imóvel. A ação foi observada por uma vizinha da vítima, que acionou a polícia.
O Portal Correio informou que uma viatura da Polícia Militar foi enviada até o local e cercou a residência. Como a motocicleta usada pela dupla havia sido deixada em frente à casa da vítima, os bandidos acabaram fugindo pelos fundos da residência, pulando os muros de outras casas. Eles levaram dois aparelhos celulares e cerca de R$ 220.
Investigações da polícia mostraram que a moto usada pela dupla havia sido roubada em outubro do ano passado, no bairro do Distrito Industrial. O veículo foi apreendido e levado para a Central de Polícia de Campina Grande.
Até as 7h desta quarta-feira (25), nenhum suspeito do crime havia sido localizado. Imagens captadas pelo circuito de segurança da vizinha da vítima devem ajudar a polícia a identificar os bandidos. 

Motins e tentativas de fuga mostram crise na custódia de presos no Ceará


Rebeliões, tentativas de fuga, superlotação. É nesse contexto que convivem cerca de 1,8 mil detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva, a CPPL IV, localizada em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza.
No último sábado (22), uma nova tentativa de fuga foi registrada: nove presos que estavam na área de isolamento cerraram as grades superiores do local para tentar fugir, mas foram impedidos pelos agentes de segurança.

Madrasta obrigava a assistir vídeo pornô e estuprava menor


A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve, na manhã desta terça-feira (24), sentença de 22 anos e quatro meses de prisão, em regime fechado, a madrasta acusada de cárcere privado e estupro de vulnerável com maus tratos à criança de 10 anos de idade. O relator do recurso (0001159-52.2010.815.0331) foi o juiz convocado Marcos William de Oliveira.
Conforme denúncia, Maria das Mercês Justino da Silva (madrasta) vinha praticando atos libidinosos contra a vítima. Esta era constantemente exposta a castigos e trancafiada em quarto mediante uso de correntes e pregos, ficando ainda privada de satisfazer suas necessidades fisiológicas.

Agricultor dá fim a sua própria vida por meio de envenenamento na zona rural de Cajazeiras


Um agricultor identificado por Domício Simão de Abreu Filho, de 34 anos, deu fim a sua própria vida na manhã desta terça-feira (24), após ingerir uma grande quantidade de veneno para matar capim.
De acordo com informações, a vítima que era morador do Sítio Gargel, zona rural de Cajazeiras, deu entrada no Hospiral Regional daquele município em estado grave.

Os médicos tentaram ainda salvar o jovem, porém, pouco tempo após dar entrada naquela unidade de saúde, o mesmo não veio a resistir e faleceu.

A vítima era funcionário da Fazenda Cabeça da Onça e teria praticado o suicídio devido a problemas com a ex-esposa, segundo informações. A Folha do Sertão informou que o corpo foi liberado para o sepultamento o qual deve ocorrer nesta quarta-feira, em Cajazeiras.

Adolescente é morto a tiros e dois jovens são baleados em tentativa de assalto


Crimes se concentraram na Zona Oeste de João Pessoa; nas duas ocorrências, a identificação dos suspeitos pelos crimes ainda era desconhecida
Duas ocorrências policiais envolvendo disparos de arma de fogo foram registradas na noite desta terça-feira (24), na Zona Oeste de João Pessoa. O primeiro caso ocorreu no bairro Costa e Silva, nas proximidades do local conhecido como ‘Gauchinha’, onde ocorreram duas tentativas de homicídio após anúncio de assalto. No bairro de Cruz das Armas, mais tarde, um adolescente foi executado. Ninguém havia sido preso.

Funcionário público sofre acidente de moto na PB-400, no Sertão


O funcionário público identificado por José Ferreira Gomes Filho, de 29 anos de idade, ficou ferido após ser vítima de um tombamento em sua motocicleta, na tarde desta terça-feira (24), na Serra de Monte Horebe, no Sertão paraibano.
De acordo com informações, o homem seguia em uma motocicleta Honda CG, cor branca, sentido São José de Piranhas à Monte Horebe, quando veio a perder o controle em uma curva da subida da Serra, vindo a se acidentar.

Segundo a Folha do Sertão, o homem acabou sendo socorrido por uma equipe do SAMU que foi acionada e esteve no local prestando os primeiros socorros.

No momento do atendimento, José Ferreira encontrava-se totalmente consciente e orientado, mas apresentava sinais de fratura no membro superior esquerdo. Após o procedimento correto, o homem foi imobilizado e conduzido até o Hospital Regional de Cajazeiras para que fossem realizados os exames.

Menina de 2 anos fica bêbada após ter suco trocado por garçonete

Pequena Gabriela havia ido comemorar aniversário do pai em restaurante
Foto:  Reprodução Facebook
Estados Unidos - Uma menina de 2 anos ficou bêbada após beber um copo de sangria, bebida que mistura vinho tinto com pedaços de fruta e açúcar, ao invés do suco de cranberry que seus pais haviam pedido. "Ela começou a cambalear e beijar todas as coisas", contou a mãe de Gabriela ao Metro UK. O caso ocorreu em Asheville, na Carolina do Norte.

Após Gabriela reclamar que o "suco" estava com gosto "diferente", a bebida foi levada de volta. Derek e Tiffany Gilliam disseram ter ficado muito preocupados pois não sabiam o que estava acontecendo com a pequena. A menina foi levada para o hospital mais próximo em seguida.
"Eu tive medo de ela não acordar. De que ela pudesse vomitar, se engasgar e não acordar" contou a mãe de Gabriela. "Foi o pior sentimento da minha vida", disse.

Após exames, ficou constatada a presença de álcool no corpo da criança.
O Texas Roadhouse admitiu o erro da garçonete e em seguida pediu desculpas à família, que na ocasião comemorava o aniversário de 25 anos de Derek.
Derek e Tiffany Gilliam, com Gabriela no colo
Foto:  Reprodução Facebook

Chuva de até 136 milímetros é registrada no sertão

Boas chuvas foram registradas na terça-feira (24) em várias comunidades do Seridó. No sertão da Paraíba, na Fazenda Carnaubal (São Bento), a chuva atingiu 136 mm.
Confira as precipitações:
Sítio Mirante – 90 mm
Sítio Reforma – 40 mm
Sítio Mossoró – 57 mm
Sítio Umarizeiro (São Fernando) – 50 mm
Barra da Espingarda e sítio Nova Olinda – 33 mm
Sítio Retiro e sítio Umari – 30 mm
Sítio Pintado e Barra da Maniçoba – 28 mm
Jucurutu – 27,5 mm
Sítio Logradouro dos Enéas – 27 mm
Ipueira, Serra Negra do Norte e sítio Jerusalém – 25 mm
Distrito Palma – 23 mm
Sítio Conceição – 22 mm
Sítio Pedra Cal, sítio Angicos e fazenda Arapuá – 20 mm
Fazenda Lucas, sítio Entre Serras, chácara Vitória e Manhoso – 18 mm
Sítio Alecrim – 15,7 mm
Sítio Carrapateira – 15 mm
Barra Nova (Caicó) – 14 mm
Brasilgás (Caicó) – 12 mm

Revisão extraordinária de tarifa de energia está prevista em contrato, diz Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse que a revisão extraordinária das tarifas de energia está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras. Acrescentou que isto ocorre quando as empresas têm custos extras que não estavam previstos, como a compra de energia mais cara.
“Sempre que algum evento extraordinário perturba o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, a distribuidora tem o direito de pedir e a Aneel tem o dever de analisar os pedidos”, informou o diretor. Rufino participou hoje de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados sobre os recentes aumentos da tarifa de energia. No mês passado, a Aneel aprovou a revisão extraordinária para 58 distribuidoras de energia do país, que resultará em um aumento médio de R$ 23,4%.

Renan diz que Legislativo não abrirá mão de aprimorar ajuste

Renan Calheiros na abertura de evento da CNI / Sérgio Lima/Folhapress
Renan Calheiros na abertura de evento da CNI / Sérgio Lima/Folhapress
O Legislativo não vai abrir mão de aprimorar o ajuste fiscal proposto pelo governo, afirmou ontem (24) o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao discursar para empresários e parlamentares. No início do mês, o presidente do Senado devolveu ao Executivo a medida provisória que reduz a desoneração da folha de pagamento.
O ajuste, como está, tende a não ser aceito pelo Congresso porque é recusado pelo conjunto da sociedade, e o Legislativo é a caixa de ressonância da população”, disse Renan, na abertura de evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O presidente do Senado defendeu a negociação como padrão a ser seguido em relação às medidas de ajuste como ocorreu, por exemplo, com a correção da tabela do Imposto de Renda. “Não é imposição de um lado e muito menos a rendição do outro”, ressaltou.

Dilma destaca que dinheiro de ajustes irá para programas

Dilma voltou a reconhecer importância dos ajustes / Frame/Folhapress
Dilma voltou a reconhecer importância dos ajustes / Frame/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff voltou a reconhecer nesta terça-feira (24) a importância dos ajustes feitos pelo governo, que segundo ela não serão retirados dos direitos dos trabalhadores e sim de ineficiências no setor público. Ao fazer um retrospecto das medidas adotadas pelo governo nos últimos anos para conter a crise, que agora sofrem alterações de modo a manter investimentos nos programas sociais, Dilma disse que não pretende “embolsar” o dinheiro.
“Nós vamos manter todas as políticas sociais. Agora, para fazer isso eu quero reconhecer que o governo federal vai fazer profundos cortes no seu gasto, vai buscar ineficiência em todos os ministérios. Nós queremos embolsar o dinheiro? Não. Nós queremos que esse dinheiro seja aquele que vá sustentar os programas sociais”, disse, citando o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família.

Câmara de Caicó criará comissão para acompanhar situação da Casa do Estudante

foto 11
A Câmara Municipal de Caicó promoveu audiência pública na terça-feira (24), através do Centro de Estudos e Debates, para discutir as dificuldades enfrentadas pela Casa do Estudante no município. O autor da solicitação foi o presidente do Poder Legislativo, Nildson Dantas, e participaram das discussões os demais vereadores, representantes da 10ª DIREC, igrejas, sindicatos, associações e da sociedade civil organizada.
foto 22
Segundo Nildson, havia uma série de dúvidas, como a questão documental que deve esclarecer a quem cabe contribuir oficialmente com a Casa. “Queremos soluções definitivas e, por isso, criamos uma comissão com a presença de membros da Câmara, da sociedade e dos estudantes. Preliminarmente, nós conhecemos como funciona a instituição que hoje comporta 51 sócios, mas apenas seis são de Caicó. O restante é de cidades do Rio Grande do Norte, Sertão da Paraíba, Ceará e até São Paulo”, destacou o presidente do Legislativo.
FOTO 33
Para o presidente da Casa do Estudante, Marthnelly Sousa, a partir de agora foi lançado um olhar mais aprofundado sobre as problemáticas enfrentadas. “Em termos de ajuda o que existe hoje é um TAC (termo de ajustamento de conduta), que obriga o Governo do Estado a fornecer alimentos e material de limpeza durante seis meses, sendo possível renova-lo”, explicou Marthnelly. “Mas também há graves problemas na infraestrutura do prédio”, completou.  “Nossa assessoria analisará a documentação da Casa do Estudante, para discutir a viabilidade dos convênios. Nesta quinta-feira (26) a comissão será recebida pelo prefeito interino de Caicó, Oriel Segundo, e na próxima semana pela secretaria estadual de Assistência Social (SETHAS)”, reforçou Nildson.

Rogério articula apoio de mais de 100 deputados para Frente em Defesa do Comércio e Serviços

ROGÉRIO MARINHO NOVO 2
É a própria Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que informa em seu portal. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), “já conquistou mais de uma centena de parlamentares para aderir à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo”. O tucano tem sido, ainda de acordo com a instituição, um dos “principais apoiadores” da iniciativa, pela qual tem trabalhado “firmemente”.
“Nós precisamos atuar no sentido de contribuir para a geração de emprego no país, assim como a desburocratização do nosso sistema e a diminuição da carga tributária, que é uma das mais altas do mundo. O setor de comércio e serviços é uma atividade de fundamental importância para a economia do Brasil e merece toda a nossa atenção”, disse Rogério. A expectativa é que a instalação e eleição dos membros da Frente seja realizada no mês de abril, em data ainda a ser confirmada.
Por sugestão de Rogério, o grupo deverá ter reuniões mensais, além de um simpósio por semestre sobre um tema de interesse nacional para o setor de comércio, serviços e empreendedorismo. A Frente está sendo constituída pelo Congresso para auxiliar na formulação de diretrizes que apoiem os setores em relação à simplificação da carga tributária, desburocratização, regulamentação dos meios de pagamento, estímulo à qualificação profissional, estabelecimento de acordos bilaterais de comércio e ao fomento do consumo, por meio do mercado de capitais.

CPI da Petrobras aprova convocação de tesoureiro do PT e presidente do BNDES

Tesoureiro do PT, João Vaccari Neto
Tesoureiro do PT, João Vaccari Neto
A CPI da Petrobras aprovou 54 requerimentos do deputado André Moura (PSC-SE), entre os quais a convocação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Segundo Moura, Coutinho tem de esclarecer os financiamentos concedidos à empresa Sete Brasil, uma das fornecedoras da Petrobras. A Comissão também aprovou a convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e do executivo da Toyo Setal, Augusto Mendonça Neto, delator da Lava Jato.
Também foi aprovado um novo depoimento do ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco. Ele será ouvido na sub-relatoria da CPI responsável por investigar irregularidades nas operações da Sete Brasil na venda de ativos da Petrobras na África. O sub-relator André Moura, autor do requerimento, informou que ficou “com muitas dúvidas” pois não conseguiu fazer todas as perguntas a Barusco.
O Jornal do Brasil informou que a CPI já deve ouvir na quinta-feira (26) o depoimento da ex-presidente da Petrobras, Graça Foster. Ela foi convocada para substituir o depoimento do ex-representante daempresa holandesa SBM Offshore, Julio Faerman, que não foi localizado pela CPI.

Contratos do Fies serão revisados para evitar ajustes “abusivos”

FIES 22333
Nesta terça-feira (24), Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil, prometeu que o governo vai revisar, “contrato por contrato”, os empréstimos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo, segundo Mercadante, é evitar reajustes abusivos nas mensalidades de cursos em faculdades particulares custeadas pelo programa.
Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, ele defendeu que os reajustes cheguem a, no máximo, 6,4% – que equivale à inflação em 2014, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para as instituições de ensino, respeitar esse teto, porém, é novidade: a regra sobre os reajustes foi instituída este ano e têm causado desacordos.

Protesto por reforma política usa sacos de dinheiro no gramado do Congresso

DINHEIRO NO SACO 2
Duzentos sacos com o símbolo do cifrão ($), representando dinheiro, foram espalhados na manhã desta terça-feira (24/3) em frente ao Congresso Nacional como forma de protestar contra o financiamento empresarial de campanha. O ato faz parte de uma semana de mobilizações em torno da reforma política, promovida pela Coalização Reforma Política Democrática – Eleições Limpas.
Segundo a Agência Brasil, as organizações que integram a coalização defendem que o financiamento empresarial é uma das causas de corrupção e citam como exemplo as denúncias investigadas na Operação Lava Jato de que empreiteiras teriam pago propina para partidos políticos.
“Empresa não é eleitor, ela não vota. Então, não tem porque ela participar das campanhas eleitorais, isso cria uma distorção no processo democrático e vai contra o conjunto da população”, diz o diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Carlos Alves Moura. “Ela participa da eleição e depois vai cobrar a fatura por meio de contratos, isso deturpa o processo eleitoral e acaba promovendo a corrupção,” defendeu.

Senado instala CPI do HSBC para investigar contas de brasileiros na Suíça

O senador Paulo Rocha (PT-PA) foi escolhido por aclamação presidente da CPI
O senador Paulo Rocha (PT-PA) foi escolhido por aclamação presidente da CPI
O Senado instalou, na manhã desta terça-feira (24/3), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HBSC para investigar eventuais irregularidades na abertura de contas de brasileiros no banco na Suíça. O caso, conhecido como SwissLeaks, foi revelado pela imprensa nacional, com dados retirados do banco em 2007 por um ex-técnico. Entre novembro de 2006 e março de 2007, quase US$ 180 bilhões teriam passado por contas do HSBC em Genebra em manobra para fraudar o fisco e lavar dinheiro. O senador Paulo Rocha (PT-PA) foi escolhido por aclamação presidente da CPI, que terá como relator o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
O peemedebista destacou que o escândalo não apenas abalou o mundo das finanças, mas também está desafiando autoridades do País com a notícia de que 8.667 brasileiros estão presentes nessa lista. O secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, afirmou recentemente que o governo vai investigar esses correntistas e punirá os que não declararam a conta à Receita Federal.

Mulher é presa na Paraíba suspeita de ocultação de cadáver no Rio de Janeiro

POLÍCIA CIVILUma mulher suspeita de participação em uma ocultação de cadáver no estado do Rio de Janeiro foi presa no município de São João do Cariri, no Cariri paraibano, a 224 km de João Pessoa. O Portal Correio informou que a mulher estava foragida da justiça e, após uma briga, foi parar na delegacia, onde constataram que havia um mandato de prisão em aberto contra a suspeita.
A ocultação de cadáver teria ocorrido em 2014. Segundo o agente Sandro, da Delegacia de Polícia Civil de São João do Cariri, a prisão ocorreu após um desentendimento entre a suspeita e uma amiga, onde o caso foi parar na delegacia.
“Houve essa briga e o caso veio aqui para a delegacia. Averiguamos e liberamos as duas. Depois, no levantamento das fichas, descobrimos um mandato de prisão contra a suspeita por um crime de ocultação de cadáver no Rio de Janeiro. Fomos em busca e realizamos a prisão da suspeita”, afirmou o agente. A mulher esta presa na cadeia pública de São João do Cariri, mas teve a transferência para João Pessoa, Campina Grande ou para o Rio de Janeiro solicitada.

CRESS – PB abre vagas para João Pessoa, Campina Grande e Patos

A partir desta segunda-feira (23) o Conselho Regional de Serviço Social da 13º Região (CRESS – PB) recebe inscrições de Concurso Público. O objetivo é contratar nove profissionais para as unidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, além da formação de cadastro reserva. Os níveis de escolaridade e funções estão relacionados a seguir:
  • Nível Médio: Assistente Administrativo (4);
  • Nível Superior: Contador (1), Agente Fiscal – Assistente Social (3) Assessor de Comunicação – Jornalista (1).
Para concorrer é preciso ter disponibilidade de 30h semanais para desempenho das atividades, sendo que os salários podem chegar até R$ 3.720,00. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de abril de 2015 no endereço eletrônico iatcpb.com.br, mediante investimento da taxa de R$ 22,00. Lembre-se de verificar se sua inscrição foi devidamente registrada no site. Está prevista a realização de provas escritas para o dia 7 de junho de 2015, em horário e local a ser definido. O resultado final deve ser divulgado no dia 30 de junho de 2015, provavelmente.

Força e Luz recebe Corintians no Barrettão para fugir da degola no Estadual

O Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, receberá nesta quarta-feira (25) a primeira partida da decisão contra o rebaixamento do Campeonato Estadual. Força e Luz e Corintians de Caicó se enfrentam às 20h com o sonho de permanecer na elite do certame.
As duas equipes terminaram a Copa Cidade do Natal, primeiro turno da competição, com três pontos e agora disputam em dois jogos de ida e volta, sem vantagem para nenhuma das equipes, o descenso para a Segunda Divisão. 
O Portal no Ar informou que o time que  somar o maior número de pontos ganhos nesses dois confrontos permanecerá na Primeira Divisão, mas não irá disputar o restante do campeonato. Após o primeiro confronto da decisão, as duas equipes retornam ao gramado no domingo (29), às 17h, no estádio Marizão, em Caicó.

terça-feira, 24 de março de 2015

'Agora É Tarde' de Rafinha Bastos vai sair do ar

    Rafinha Bastos postou uma imagem em que aparece procurando emprego (Reprodução/ Instagram)
O programa ‘Agora É Tarde’, apresentado por Rafinha Bastos, 38, na Band, não fará mais parte da grade de programação da emissora. Segundo o colunista Flávio Ricco, o programa acabou e toda a sua produção será demitida.
Fazendo piada com a situação, o apresentador postou no Instagram e no Facebook uma imagem em que aparece cercado dos colegas de trabalho, todos lendo classificados de emprego no jornal. Nos comentários nas redes sociais, os fãs reclamaram da decisão da Band.
Rafinha Bastos substituiu Danilo Gentili no comando do ‘Agora É Tarde’ em 2014. No final do mesmo ano, o nome do humorista foi especulado para fazer parte da bancada do ‘CQC’, mas a emissora descartou a possibilidade e informou que Rafinha Bastos ficaria integralmente dedicado ao ‘Agora É Tarde’.

Ibope do "Jornal Nacional" "derrete" e marca 20 pontos

Um "terremoto" ocorreu na redação da Globo na noite de hoje. O "Jornal Nacional" registrou uma das mais baixas médias de audiência em dias úteis, segundo dados prévios obtidos pelo UOL.

A média de audiência esta noite foi de 20 pontos, que é equivalente ao índice do telejornal global em um sábado de feriado prolongado.

Na segunda-feira passada a média foi de 29 pontos. A segunda-feira de Carnaval, por exemplo, deu 25 pontos na Grande SP (cada ponto = 67 mil domicílios). Os dados consolidados do Ibope só serão divulgados amanhã e podem sofrer pequena variação (geralmente nunca maiores que um ponto).


Detentos ameaçam novo quebra-quebra, caso não tenham TV e cigarro nas celas


Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir
Diego Hervani Repórter - Jornal de Hoje 
Embora o clima dentro de boa parte das penitenciárias do Rio Grande do Norte esteja se acalmando desde o fim das rebeliões na quarta-feira passada, a situação pode piorar a qualquer momento. 

Segundo o juiz titular da Vara de Execuções Penais do Estado, Henrique Baltazar, os detentos do Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, em Nísia Floresta, afirmaram que irão continuar com o “quebra-quebra”. 

“Eu recebi um telefonema de um detento daquela unidade no sábado. Ele me disse que os presos de lá continuarão quebrando a unidade. O problema é que alguém que esteve lá negociando prometeu um monte de coisas para eles. Coisas que não podem ser cumpridas”.

Alunos da Zona Rural de Caicó voltam a ter transporte escolar a partir desta quarta-feira

De acordo com informações de Marcos Dantas, após quase um mês de impasse entre o Governo do Estado e o Município de Caicó, enfim os dois entes públicos chegaram a um consenso e quase 500 alunos da Zona Rural que estudam na Rede Estadual de Ensino em Caicó terão acesso ao transporte escolar a partir desta quarta-feira (25). 

As rotas estão sendo discutidas entre o Município, a 10ª DIREC e a Coopetese. Pelo acordo firmado, o Município terá uma média de 580 mil reais por ano para controlar o transporte, com mais ou menos 40 veículos.

Encontrados destroços do avião que caiu nos Alpes franceses

AVIÃO NOVO AIR BUS 2
Destroços do avião Airbus A320, que caiu nesta terça-feira (24) nos Alpes franceses com 148 pessoas a bordo, foram encontrados perto de Barcelonnette, informou o Ministério do Interior.
Estavam no avião, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), 142 passageiros e seis tripulantes, segundo a Direção Geral de Aviação Civil. O presidente francês, François Hollande, citado pela France Presse, anunciou que as condições do acidente levam a acreditar que não há sobrevivente.

Companhia do Ministério de Minas e Energia anuncia concurso após decisão judicial

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, anunciou concurso com 52 vagas para nível médio. O processo seletivo é resultado de disputa judicial em que a CPRM tentou manter funcionários comissionados. Entretanto, a obrigatoriedade de realização do certame foi mantida por decisão unânime do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). As oportunidades serão para o Serviço Geológico do Brasil. Os cargos oferecidos serão de técnico em geociências (hidrologia), com remuneração de R$ 2.990,88.
A publicação no Diário Oficial confirmou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) como empresa responsável por organizar o concurso. A próxima etapa será a elaboração e publicação do edital de abertura.
Entenda o caso
O Ministério Público do Trabalho (MPT) questionou, por meio de ação civil pública, a admissão de funcionários sem concurso público por parte da companhia. A questão foi a julgamento no TRT-10. No primeiro momento, a CPRM tentou convencer a Justiça em vão de que uma lei para criação de empregos em comissão não seria necessária.

Avião cai no sul dos Alpes franceses com 148 pessoas

Airbus A 320, da companhia alemã Germanwings, no aeroporto de Berlim, na Alemanha - Foto: Jan Seba/Reuters/Arquivo
Airbus A 320, da companhia alemã Germanwings, no aeroporto de Berlim, na Alemanha – Foto: Jan Seba/Reuters/Arquivo
Um Airbus A320, da companhia German Wings, com 148 pessoas a bordo, caiu hoje, dia 24, nos Alpes franceses, na região de Digne, segundo fontes de segurança. Segundo o portal de notícias La Provence.com, o organismo responsável pela aviação civil na França, confirmou a queda do avião no vale de Haute-Bléone, no maciço de Trois Évêchés.
O voo, que partiu de Barcelona para Dusseldorf, tinha 142 passageiros, dois pilotos e mais quatro tripulantes a bordo. O La Provence.com informa que veículos do Corpo de Bombeiros se dirigem para a área do acidente.

Pai de veterinário Caicoense faleceu em acidente próximo a Natal nesta segunda


Na foto da Gildarte, Geórgia (em saudosa memória), Guerison e Agnaldo – Foto: Arquivo Kurtição - Por Wlana Dantas

O senhor Agnaldo Andrade pai do veterinário Gildarte Pereira e do advogado Guerrinson, envolveu-se em um acidente automobilístico juntamente com seu filho Gildarte, no quilômetro 38 da rodovia federal, BR 226, entre as cidade de Bom Jesus e o Distrito de Cajazeiras bem próximo a capital do estado.

A colisão envolveu um veículo tipo Corsa que fez uma manobra indevida e colidiu frontalmente com o Corola que era ocupado pelos Caicoenses e conduzido por Gildarte. s

Segundo informações apuradas por blogs da cidade de Bom Jesus, os três passageiros do Corsa estavam fugindo da polícia e um deles veio a óbito ainda no local do acidente, um outro fugiu e outro foi encaminhado a um hospital de Bom Jesus.

O Senhor Agnaldo veio a falecer algum tempo depois do ocorrido, seu filho foi socorrido para um hospital de Natal e passou por cirurgia onde está se recuperando, segundo informações repassadas ao Caicodigital a morte do Sr. Agnaldo foi em decorrência de uma hemorragia interna.

Dezenas de famosos na lista de correntistas do HSBC na Suíça, diz O Globo

Artistas, intelectuais e celebridades estão na lista de pessoas que enviaram dinheiro para contas do HSBC na Suíça, segundo informa hoje o jornal o Globo, que apurou o assunto juntamente com o portal UOL. Eles fazem parte de uma lista de 8.667 brasileiros que tinham contas no paraíso fiscal. Ainda segundo O Globo, alguns dos artistas que fizeram depósitos são beneficiários de verbas públicas através da Lei Rouanet de fomento à cultura. embora não haja conexão entre o recebimento das verbas e os depósitos no banco no exterior.
O caso do banco HSBC, conhecido como 'Swissleaks' começou com o vazamento de uma lista do banco contento milhares de correntistas internacionais que eram orientados a mover fundos para a filial do banco em Genebra para evitar incidências fiscais. Manter uma conta em um banco estrangeiro é absolutamente legal, mas na maioria dos países do mundo - incluindo o Brasil - é preciso notificar o governo.
Entre os artistas listados pela reportagem do jornal carioca, estão nomes do primeiro time do entretenimento no Brasil, como o humorista e entrevistador Jô Soares, as atrizes Cláudia Raia, Maitê Proença e Marília Pera, os atores Francisco Cuoco e Edson Celulari e familiares de luminares da cultura brasileira como Jorge Amado e Tom Jobim.
Um dos correntistas identificados na lista do HSBC, o escritor Paulo Coelho, não teve problemas em dizer que tem três contas no banco, e foi além, defendendo o papel da imprensa em divulgar as informações para esclarecer o caso.
Na longa lista, estão pelo menos dois familiares de Jorge Amado, além dele e da esposa Zélia Gattai, os cineastas Andrucha e Hector Babenco.
À exceção de Jô e Ricardo Waddington (irmão de Andrucha numa produtora) , todosos artistas e celebridades que figuram na lista foram beneficiados por verbas levantadas através da Lei Rouanet. Os valores vindos por meio do incentivo à cultura variam entre R$100 mil (no caso de uma peça teatral de Marília Pera) até os R$16 milhões captados por Hector Babenco para o filme "Carandiru" e para a peça "Hell" e os R$7.4 milhões arrecadados por Claudia Raia para a produção de três musicais. Roberto Medina, dono da empresa produtora do festival Rock In Rio (que captou R$13 milhões para sua execução), também figura na lista. Já a Fundação Tom Jobim captou R$ 1,7 milhão para uma exposição sobre a obra do músico.

Procuradas pela reportagem de O Globo, as celebridades e artistas disseram "não ter ciência de qualquer conta no banco suíço ou ter realizado todas as operações financeiras de forma legal".
Jô Soares disse que fi correntista do HSBC em Nova York, mas que todas as suas operações foram declaradas corretamente e disse que jamais teve contatos com a filial suíça, mesma resposta dada por Roberto Medina. Ricardo Waddington, Hector Babanco e Maitê Proença negaram a existência de contas e os artistas Francisco Cuoco, Marília Pera, Claudia Raia, Edson Celulari não se posicionaram, assim como o cineasta Andrucha Waddington e a Jobim Music.

Criança de dez meses morre ao ser atingida com disparo na cabeça, em tiroteio na PB

Reprodução/Google Street View
Sousa
Uma criança de 10 meses de idade morreu, na tarde desta segunda-feira (23), após levar um tiro na cabeça e um homem ficou ferido durante uma possível briga entre criminosos na cidade de Sousa, Sertão paraibano, a 433 km de João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, o alvo do atentado seria o tio de uma das vítimas. Este é o segundo caso de criança morta por bala perdida em menos de 48h na Paraíba.

De acordo com o tenente Leandro, do 14º Batalhão da Polícia Militar, homens armados teriam ido ao local e disparado tiros para tentar acertar o tio das vítimas.

“O jovem que foi atingido disse que dois homens armados chegaram ao local e que o alvo seria o tio dele, que já não estava na casa. Os suspeitos teriam feito diversos disparos e atingido a criança e o jovem. Já temos os possíveis autores do crime, estamos em diligências para encontrá-los e esclarecer se realmente eles foram os autores”, afirmou o tenente Leandro, do 14º Batalhão da Polícia Militar.

Ainda segundo o Portal Correio, na tarde do último sábado (21), uma criança de dez anos morreu após ser atingida por uma bala perdida na localidade conhecida como 'Beco de Zé Borges', no bairro de Mandacaru, em João Pessoa.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Semana começa com 25 mil vagas abertas em concursos públicos

Vários órgãos federais e estaduais estão com 25.780 vagas abertas em concursos públicos com salários que podem passar de R$ 15 mil. A Defensoria Pública do Pará oferece R$ 15,6 mil para bacharéis em direito que pretendem preencher as 18 vagas de defensores substitutos. O certame também vai formar um cadastro de reserva. As inscrições se encerram em 2 de abril e a taxa é de R$ 240,46.

Corpo de filho de ex-gerente do Sistema Penitenciário da PB é encontrado boiando em rio

Reprodução/Instagram/MofiCorreio
Corpo foi removido pelos Bombeiros
A Polícia Civil identificou como sendo de um agente penitenciário do Presídio Feminino Júlia Maranhão, em João Pessoa, o corpo que foi encontrado boiando no Rio Jaguaribe na tarde deste domingo (22), próximo a comunidade Vale das Palmeiras, no Cristo, Zona Oeste da Capital. 
A vítima tinha as mãos amarradas as costas e a cabeça coberta por uma camisa, o que pode indicar, segundo a Polícia Militar, uma execução. Segundo o agente Alisson, da Delegacia de Homicídios da Capital, a vítima é filho de Ivonilton Wanderley Coriolano, ex-gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba.

De acordo com o aspirante Raniere, do Batalhão da Cavalaria, a PM soube da localização do corpo através de uma ligação anônima.

“Recebemos uma ligação anônima nos informando que teria visto o corpo boiando no rio. Fomos ao local e constatamos a veracidade, solicitando apoio do Corpo de Bombeiros para retirar a vítima do rio”, afirmou o aspirante.

Ainda segundo o aspirante, os indícios são de que o homem tenha sido vítima de execução, pelas características do crime. “Por estar com as mãos amarradas para trás e com a cabeça coberta acreditamos que a vítima tenha sido morta por execução, mas ainda não temos mais detalhes”, concluiu.

O corpo deve ser encaminhado a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) de João Pessoa.

Chuvas de mais de 100 milímetros neste domingo no Seridó

O Blog do Marcos Dantas destaca algumas precipitações pluviométricas do domingo (22):
Povoado Ermo (Carnaúba dos Dantas) – 105 mm
Sítio Quixaba (Caicó) – 98 mm
Sítio Bico da Arara (Acari) – 96 mm – açudes sangrando
Sítio Cruz (Jardim de Piranhas) – 90 mm
Sítio Várzea do Rio (Carnaúba dos Dantas) – 80 mm
Sítio Ingá (Acari) – 80 mm
Sítio Volta do Rio (Carnaúba dos Dantas) – 80 mm
Sítio Logradouro (Carnaúba dos Dantas) – 75 mm
Povoado Cobra (Parelhas) – 74 mm
Sítio Passagem das Traíras – 70 mm
Sítio Pau Lagoa (Cruzeta) – 59 mm
Sítio São Bento (Santana do Seridó) – 57 mm
Sítio Joazeiro (Parelhas) – 50 mm
Sítio Corujinha (Nova Palmeira/PB) – 45 mm
São Roque (Jardim do Seridó) – 40
Sítio Alto Escuro (Ouro Branco) – 35 mm
Sítio Volta (Acari) – 34 mm
Sítio Cacimba Velha (Jardim do Seridó) – 29 mm
Sítio Espirito Santo (Santana do Seridó) – 27 mm
Sítio Riachão (Jardim do Seridó)  – 25 mm
Sítio Porção (Ouro Branco) – 25 mm
Sítio Cachoeira (Parelhas) – 20 mm
Sítio Bananeiro (Jardim do Seridó) – 20 mm
Jardim do Seridó – 17 mm
Caicó (Estação do Inmet) – 16,2 mm

Ex-vereador Dinarte Mota morre vítima de acidente automobilístico

O ex-vereador caicoense Dinarte Mota morreu vítima de acidente automobilístico nesta manhã. 

Dinarte voltava de São Bento para Caicó e teria colidido na traseira de um caminhão nas imediações de Brejo do Cruz-PB. O mesmo faleceu no local em virtude da gravidade dos ferimentos. 

O filho Dennysvard foi arremessado da moto, socorrido e levado para o Hospital Regional do Seridó. Dinarte foi Secretário de Obras em algumas gestões da Prefeitura de Caicó, ex-presidente do Conselho Comunitário do Bairro Paraíba, sendo irmão do vereador Djalma Mota, Derosse Mota, Dimas Mota, além de outros irmãos. Dinarte era filho do saudoso poeta Chico Mota. 

Acidente é registrado na BR-427 em Acari


Um acidente tipo colisão frontal foi registrado no início da tarde deste sábado (21) na BR-427. nas próximidades do Posto das Cordilheiras em Acari. Segundo informações repassadas ao blog de Arthur Santos, um veículo tipo Chevrolet Montana, que era conduzido pelo comerciante conhecido por "Cicero da Miudeza" colidiu com um veículo tipo Parati, que era conduzido por Rivaldo Herlan. 

O impacto da colisão foi tão grande que Cicero, que estava sem cinto de segurança foi jogado para fora do veículo.  Cícero foi conduzido em estado grave por uma ambulância do SAMU  para o Hospital de Currais Novos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A bela Myriã quer ser a Musa do Brasil na Copa. Confira o ensaio

Copa Seridó de Vôlei reúne várias equipes em Caicó