Homenagem do Sesc a Vinicius de Moraes atrai 4 mil pessoas em Caicó

Seridoenses lotaram Ilha de Sant\\\'Ana para ver homenagem do Sesc a Vinicius de Moraes. Foto: Saci.
Mais de 4 mil pessoas lotaram a Ilha de Sant’Ana, em Caicó, para assistir ao “Vinicius – uma canção pelo ar...”, apresentado na última segunda-feira (16/12). Aplausos, gritos emocionados e cânticos em coro saudaram a Orquestra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os artistas Alzeny Nelo, Erick Von Soshten, Hilkélia Carlem, Lysia Condé, Quitéria Kelly e Rogério Ferraz. O espetáculo, que homenageia Vinicius de Moraes no ano do seu centenário, integra a 3ª edição do Parcerias Sinfônicas, uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. 

A penúltima apresentação acontece nesta quarta-feira (18/12), às 20h, no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal. Desde outubro deste ano, quando estreou, o espetáculo já passou por Currais Novos, Natal (onde encerrou a Semana de Ciências, Tecnologia e Cultura da UFRN, a CIENTEC, e subiu ao palco do Teatro Riachuelo), Mossoró e Caicó, encantando mais de 16 mil pessoas de todas as idades. A turnê termina dia 25/01, à beira-mar da praia de Pirangi, encerrando outro grande projeto do Sesc, o Circuito Verão.

A união entre músicas sinfônica e popular, recursos audiovisuais  e teatro caiu no gosto do público. “Desde a segunda edição do Parcerias Sinfônicas, temos incluído algumas pitadas de artes cênicas, que envolvem ainda mais o expectador”, conta o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

Para a bancária caicoense Ana Paula Dantas, 24, “a cidade estava precisando de uma apresentação desse tipo. Estava lotado, porque o povo necessita desse tipo de cultura”, frisou, e complementou: “Os atores são maravilhosos, e os atores mais ainda”. 

Homenagem ao eterno “Poetinha”

 “Vinícius: uma canção pelo ar...” divide-se em quatro estações do ano, as quais representam momentos distintos da vida de Vinicius de Moraes e suas parcerias artísticas: Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

O espetáculo cênico-musical, com direção de João Marcelino e roteiro de Danilo Guanais, traz à tona as facetas musicais, poéticas e teatrais de Vinicius, com um repertório que inclui clássicos como “A felicidade”, “Soneto de fidelidade”, “Tarde em Itapuã” e “Eu sei que vou te amar”. A parte cênica fica a cargo dos atores Rogério Ferraz e Quitéria Kelly, enquanto as músicas serão interpretadas pelas vozes de Lysia Condé, Alzeny Melo, Hilkélia Carlem e Erick Von Sohsten.

Sobre o Parcerias Sinfônicas

O Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos. 

Todos os integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) recebem bolsa mensal graças ao projeto, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades. O Parcerias também pretende ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, democratizando o acesso à cultura. Além dessa atuação fixa, a cada ano o projeto lança um grande espetáculo, no qual a OSUFRN interage com artistas locais no mesmo palco. 

Os espetáculos “Clássicos da MPB” (1ª edição) e “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” (2ª edição) foram aplaudidos por milhares de expectadores em cidades potiguares e em São Paulo (SP). Ambos venceram o Prêmio Hangar de Melhor Show do Ano em seus respectivos anos (2011 e 2012). 

Serviço:
O quê? “Vinicius – uma canção pelo ar...”, do 3º Parcerias Sinfônicas Sesc/
Quando? Quarta-feira (Onde? Teatro Riachuelo), às 20h
Onde? Área externa do Ginásio Nélio Dias (bairro Lagoa Azul, Zona Norte)
ENTRADA GRATUITA

ÚLTIMA APRESENTAÇÃO:
Parnamirim: 25/01/14, às 18h, encerrando o Circuito Verão (beira-mar da praia de Pirangi)
 
Fonte: Assecom Sesc RN - Lorena Gurgel
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A bela Myriã quer ser a Musa do Brasil na Copa. Confira o ensaio

Copa Seridó de Vôlei reúne várias equipes em Caicó