Sistema Fecomércio e SESC presenteiam Caicó com grande espetáculo em homenagem a Vinícius de Moraes

A população de Caicó e arredores presenciaram na segunda-feira (16/12), feriado de emancipação do município: ao espetáculo “Vinicius – uma canção pelo ar...”. A homenagem a Vinicius de Moraes no ano do seu centenário integra a 3ª edição do projeto Parcerias Sinfônicas, uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. O espetáculo cênico-musical, com Orquestra da UFRN, quatro cantores e dois atores, já passou por Currais Novos, Natal e Mossoró, e se apresenta para os caicoenses às 20h, na Ilha de Sant’Ana.
Em “Vinícius – uma canção pelo ar”, os talentos da Orquestra Sinfônica da UFRN – como nas edições anteriores – dividem o palco com os cantores Alzeny Nelo, Erick Von Sohsten, Hilkélia Carlem e Lysia Condé, e com os atores Quitéria Kelly e Rogério Ferraz. Na união entre música, teatro e artes visuais, são entoados clássicos do “poetinha”, como “Eu sei que vou te amar”, “Tarde em Itapoã” e “Soneto da Fidelidade”. 

Depois de Caicó, o espetáculo será apresentado em Natal, dia 18/12, e finaliza a turnê na praia de Pirangi (Parnamirim) em janeiro de 2014, encerrando o projeto Circuito Verão Sesc.

Homenagem ao eterno “Poetinha”

Com roteiro dramatúrgico de Danilo Guanais e roteiro de encenação de João Marcelino, “Vinícius: uma canção pelo ar...” divide-se em quatro estações do ano, as quais representam momentos distintos da vida de Vinicius de Moraes e suas parcerias artísticas: Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

As estações não seguem pela realidade natural, mas transfiguram sua ordem para compor uma atmosfera de sonho, que conduz do inverno (a introspecção de Tom Jobim) ao verão (a espontaneidade de Toquinho), passando pelo outono (a terra, a raiz, Baden Powell) e primavera (a clareza e sedução, Carlos Lyra).

O espetáculo cênico-musical traz à tona as facetas musicais, poéticas e teatrais de Vinicius, com um repertório que inclui clássicos como “A felicidade”, “Soneto de fidelidade”, “Tarde em Itapuã” e “Eu sei que vou te amar”. A parte cênica fica a cargo dos atores Rogério Ferraz e Quitéria Kelly, enquanto as músicas serão interpretadas nas vozes de Lysia Condé, Alzeny Melo, Hilkélia Carlem e Erick Von Sohsten,

Sobre o Parcerias Sinfônicas

O Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos. 

Todos os integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) recebem bolsa mensal graças ao projeto, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades. O Parcerias também pretende ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, democratizando o acesso à cultura. Além dessa atuação fixa, a cada ano o projeto lança um grande espetáculo, no qual a OSUFRN interage com artistas locais no mesmo palco. 

O projeto “Parcerias Sinfônicas” já apresentou ao público espetáculos como “Clássicos da MPB” (1ª edição) e “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” (2ª edição), aplaudidos por milhares de expectadores em cidades potiguares e em São Paulo (SP). Ambos venceram o Prêmio Hangar de Melhor Show do Ano em seus respectivos anos (2011 e 2012).

Vejam alguns flashes do evento, com fotos de Paulo Júnior e Adriana K  -  Portal e Jornal Correio do Seridó 




































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A bela Myriã quer ser a Musa do Brasil na Copa. Confira o ensaio

Copa Seridó de Vôlei reúne várias equipes em Caicó